top of page

A Verdade Sobre as Vendas: Elas Não São um Indicador!

  • Foto do escritor: Alex Guestter
    Alex Guestter
  • 26 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de fev.

Muitos empresários acreditam que o faturamento ou as vendas são os principais indicadores do sucesso do negócio, mas a realidade é bem diferente. A venda não é um indicador. E por que isso é tão importante entender?


Quando as vendas não vão bem, muitas vezes a solução imediata é fazer uma promoção, baixar preços, ou buscar mais clientes. Mas isso não resolve o problema real. Na verdade, as vendas são apenas o resultado de outros indicadores mais profundos que estão impactando seu negócio. Venda não é uma alavanca, como muitos pensam.



Para mim, um indicador é algo sobre o qual você pode agir diretamente para gerar um resultado diferente. A venda é uma consequência, não uma ação direta. Ou seja, os problemas nas vendas geralmente são reflexos de problemas em outros pontos do seu negócio, como: Menos pessoas chegando ao seu negócio Taxa de conversão baixa Tíquete médio em queda Esses são os verdadeiros indicadores que você precisa monitorar e agir para melhorar.


Se sua taxa de conversão estiver baixa, nada vai adiantar fazer promoções. Se o seu tíquete médio estiver caindo, você pode até atrair mais pessoas, mas o resultado final será uma venda abaixo do esperado. Um exemplo simples: quando você faz uma promoção, está tentando atrair mais clientes e aumentar as vendas. Mas se as pessoas entram e compram menos, sua promoção acaba sendo ineficaz. Ao invés de resolver o problema, você acaba apenas mascarando ele, criando um efeito oposto ao desejado. Já viu isso acontecer, certo? O tal "desconto" que deveria ser uma solução se transforma em um fracasso. A chave está em entender os verdadeiros indicadores que você pode controlar.


Em vez de tentar ajustar as vendas diretamente, foque em como melhorar os pontos que impactam diretamente os resultados de vendas, como a quantidade de pessoas chegando ao seu negócio, a conversão de leads, e o aumento do tíquete médio. Em vez de tratar a venda como um número mágico, olhe para os indicadores que realmente fazem a diferença. Só assim você vai conseguir gerar resultados consistentes e de longo prazo.


Porque, no fim das contas, venda é consequência, não causa.


Clique aqui e ouça o conteúdo em áudio.



 
 
 

留言


bottom of page